Notícias Recentes
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

Novos conselheiros tutelares de Arapiraca tomam posse na próxima sexta-feira (8)

Nenhum comentário:
Os 10 novos conselheiros tutelares de Arapiraca, eleitos em outubro do ano passado, em pleito histórico que mobilizou a população arapiraquense, tomarão posse na próxima sexta-feira (8). A solenidade está marcada para acontecer na Escola Municipal de Governo, a partir das nove horas.

Para este mandato, o Conselho Tutelar de Arapiraca teve ampliação de 100%. Os salários mensais dos empossados será de R$ 2.078 durante os quatro anos de mandato. Por força da legislação, os conselheiros tutelares são remunerados pelos municípios que representam.

Com 1.064 votos, Margarete Barbosa de Oliveira foi a primeira colocada, seguida do atual presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Thiago Pereira do Nascimento, que obteve 611 votos. Em terceiro lugar ficou o candidato Zeilton Oliveira da Silva com 463 votos obtidos. Outros 8 estão na suplência.

Os novos conselheiros tutelares de Arapiraca exercerão suas atividades numa jornada de trabalho de 40 horas semanais, de segunda à sexta-feira, com plantões noturnos, sábados, domingos e feriados.

Os conselhos tutelares foram criados conjuntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. É o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, deve ser estabelecido por lei municipal que determine seu funcionamento tendo em vista os artigos 131 a 140 do ECA.

Composto por membros eleitos pela comunidade para mandato de três anos, o Conselho Tutelar é um órgão permanente (uma vez criado não pode ser extinto), possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal.

Segundo consta no artigo 136 do ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, consequentemente, do conselheiro tutelar, atender não só às crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis.

O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. Cabe ao Conselho Tutelar de cada município aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente.

O Conselho Tutelar de Arapiraca funciona na Rua Guanabara, 120-A, no Centro. O telefone é 3521-1384.

Veja a lista dos novos conselheiros tutelares de Arapiraca por ordem de votos:
Titulares: Margarete B. de Oliveira, Thiago Pereira do Nascimento, Zeilton Oliveira da Silva, Joelma Araújo da Silva, Lásaro da Silva Lopes, Netinho Cavalcante, Edney Vieira dos Santos, Maria das Graças O. Silva, Alberto de O. Nascimento e Zilma Alves Correa.

Suplentes: Kleverton Tenório da Silva, Roberta A. Dias de Oliveira, Weslem Silva de Santana, Jalmerinda Barbosa, Ana Maria Galindo da Silva, Gilvanete Lúcio (Nete), Eliene Pascoal da Silva e Rosenir da Silva Santos.




Matéria publicada pelo portal Diário Arapiraca
http://diarioarapiraca.com.br/editoria/arapiraca/novos-conselheiros-tutelares-de-arapiraca-tomam-posse-na-proxima-sexta-feira-(8)/1/10912
Leia Mais

Após eleição concorrida, novos conselheiros tutelares são eleitos em Arapiraca

Nenhum comentário:
Milhares de arapiraquenses foram às urnas neste domingo (4) para escolher os novos representantes do Conselho Tutelar Arapiraca. Dos dezoito candidatos foram eleitos dez, que permanecerão no cargo pelos próximos três anos, tendo direito a reeleição por uma vez.

Além dos cidadãos comuns também foi observada as presenças de políticos, que foram até os locais de votação participar daquele processo democrático, entre eles a prefeita Célia Rocha e vereadores.

Confira os nomes e votação de cada candidato eleito neste domingo.

Margarete Barbosa de Oliveira – 1.064 votos
Thiago Pereira do Nascimento – 611 votos
Zeilton Oliveira da Silva – 463 votos
Joelma Araújo da Silva – 418 votos
Lázaro da Silva Lopes – 412 votos
Edney Vieira dos Santos – 365 votos
Maria das Graças de Oliveira Silva – 347 votos
Alberto de Oliveira Nascimento – 313 votos
Zilma Alves Correia – 265 votos
Kleverton Tenório da Silva – 257 votos





Matéria publicada pelo portal Minuto Arapiraca http://minutoarapiraca.com.br/noticia/16085/2015/10/04/apos-eleicao-concorrida-novos-conselheiros-tutelares-sao-eleitos-em-arapiraca

Leia Mais

Abertura da II Conferência da Juventude em Alagoas reúne jovens de vários municípios

- Evento foi realizado nesta quarta-feira no Palácio República dos Palmares 

Nesta quinta-feira (21) foi realizada a abertura da 2ª Conferência da Juventude de Alagoas. O evento aconteceu no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares e foi uma preparação para a conferência nacional de políticas públicas de juventude, organizada pelo governo federal, marcada para dezembro deste ano, em Brasília, e tem como tema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”. A conferência estadual está sendo organizada pelas Secretarias de Estado da Articulação Social (Seas) e da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro de 2011.


A finalidade da Conferência foi eleger as prioridades e propostas que serão discutidas nas etapas regionais e municipais da Conferência e depois apresentadas na etapa nacional.

“Queremos discutir o texto base que vai dar o suporte ao estatuto da juventude e fazer uma adequação para nossa realidade, iremos ouvir o grito da juventude, anseios e desafios”, disse o superintendente de Articulação da juventude da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Jamison Rodrigues.

São três temas centrais a nortearem a conferência: juventude – democracia, participação edesenvolvimento nacional; plano nacional de juventude: prioridades 2011-2015; e articulação e integração das políticas públicas de juventude. Inseridos nesses temas, estão os eixos a serem trabalhados visando atingir os objetivos que devem organizar as políticas de emancipação e do desenvolvimento integral dos jovens, passando pela afirmação de novos direitos específicos, segundo define o texto da conferência nacional.

A conferência busca organizar as políticas de emancipação e do desenvolvimento integral dos jovens e o momento para a juventude começar a se mobilizar. Além disto, é o momento para os prefeitos começarem a fomentar as ações de políticas públicas voltadas a juventude.

Confira o calendário

Conferências livres:
De 1º de junho a 30 de setembro;

Conferências municipais, regionais e territoriais:
De 1º de junho a 31 de agosto;

Conferências estaduais e do Distrito Federal:
De 1º de setembro a 31 de outubro;

Consulta aos povos tradicionais:
Até 31 de agosto

Etapa nacional:
De 9 a 12 de dezembro de 2011.


Leia Mais