Notícias Recentes

Alagoas lidera taxa de evasão escolar no Brasil

ad+1

- Dados do jornal Folha de São Paulo, obtidos com o Ministério da Educação, atestam que Alagoas ainda lidera os índices de evasão escolar no País. Em 2010, essa taxa foi de 21%.


Marcado como um ferro em brasa no lombo de um boi, o estigma de ser o Estado com o maior índice de analfabetos do País deve demorar a cicatrizar.  Além do vexame de ter uma taxa de 41% da população acima de quinze anos com essa limitação (incluindo os analfabetos funcionais), Alagoas também ocupa o 1º lugar no ranking de desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 


A única chance de se livrar do título nada honroso de campeão de analfabetismo se esvai com a debandada desses alunos que estão fora da idade Escolar. O suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), divulgado este mês pelo IBGE, aponta que apenas 3,8% dos alagoanos com quinze anos ou mais já frequentaram a EJA, o que equivale a cerca de 82 mil pessoas. O acesso reduzido se complica com a evasão de 55,3% de alunos que deixaram as aulas. 



A escola perde o aluno pela falta de qualidade no ensino e a precariedade da estrutura. São greves, ausência de professores, um péssimo sistema de transporte escolar e a falta de atividades extra-curriculares. Toda esta conjuntura afasta o aluno da escola.

O fato é que enquanto o governo fingir que investe na educação, o professor fingir que ensina, o aluno fingir que aprende, e nós, fingirmos preocupação, continuaremos todos crescendo para baixo. 



Para construir um futuro melhor, é preciso reconstruir a escola.