- Daniel Cavalcante Farias, 15 anos, estudante da Escola Ana Carolina de Queiroz, em Craíbas, não sabe ler nem escrever o próprio nome, apesar disso, já cursa o quinto ano do ensino fundamental na escola.
Da mesma forma os irmãos Daniela de Holanda Cavalcante, 9 anos, e José Apareceido Cavalcante Farias, 11 anos, matriculados na mesma escola, se encontram na mesma situação, passam de ano sem as menores noções de leitura e a escrita.
O caso foi denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE), que enviou o promotor de justiça Valter José de Omena Acioly para averiguar a situação.
Daniel Cavalcante Farias cursa o quinto ano, José Aparecido Cavalcante Farias cursa o quarto ano e Daniela de Holanda Cavalcante está matriculada no sexto ano do Ensino Fundamental na Escola Ana Carolina de Queiroz. Todos Confirmaram que não sabem ler, escrever e
tampouco assinar os próprios nomes.
O Ministério Público ouvirá o que a Escola e a Secretaria Municipal de Educação têm a dizer sobre a gravidade dos fatos.
A Escola Ana Carolina de Queiroz foi avaliada com uma das menores notas de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação.
O estabelecimento figurou no 816° lugar dentre 995 escolas avaliadas pelo governo federal. A Escola Ana Carolina de Quiroz obteve a nota 2,7 numa escala que vai até 5,5.
É interessante ressaltar duas coisas:
1. O caso em questão já foi apurado pelo promotor Valter Acioly à três anos atrás, e foi constatado que na instituição de ensino havia professores sem formação, coordenadores que não tinham nível superior e sequer havia um plano de aula.
2. A Secretária de Educação do Município, Jacqueline Madeiro, foi alvo da Operação Mascotch, realizada pela Polícia Federal em março desse ano, na qual várias pessoas foram detidas, entre elas primeiras-damas, secretários e ex-secretários de Educação, acusadas de um desvio R$ 8 milhões de recursos da merenda escolar.
A mensagem está clara. O Governo Municipal de Craíbas está:
FORMANDO ANALFABETOS;
FAZENDO DA ESCOLA UM MERO DEPÓSITO DE CRIANÇAS;
E UM CANAL DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO.